Área reflorestada

Desde 2013 o Curupira, junto com seus clientes, vem recuperando uma área de floresta situada entre o cerrado já com transição com a floresta amazônica. Situado na cidade de Nova Mutum - MT a área foi degradada por anos devido a agricultura da soja e a pecuária extensiva. Na área em recuperação temos 120.000m2 de floresta preservada e mais de 12.000 árvores plantadas.

Berço das aguas

Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. O cerrado faz divisas com a maioria dos outros “biomas” brasileiros, entre eles a Floresta Amazônica, a Floresta Atlântica, o Pantanal e a Caatinga.

Biodiversidade

O cerrado é considerado um dos “hotspots” de biodiversidade no mundo. No cerrado existem aproximadamente 10.000 espécies de plantas, sendo que 4.400 delas são endêmicas (isto é, ocorrem apenas no cerrado). Isso representa um total de 1,5% das plantas existentes no mundo. No caso da fauna, vivem nos biomas do cerrado 1.268 espécies, sendo que 117 são endêmicas.

Riqueza Ameaçada

Além disso no Brasil a região do cerrado é a que está menos protegido de maneira formal, apenas aprox. 4,5% da área do cerrado se encontra protegida em unidades de conservação, se levarmos em consideração que na região do cerrado se encontra cerca de um terço da biodiversidade do Brasil a área protegida é muito pequena.

Esse quadro eleva o cerrado à posição de segunda região mais ameaçada do Brasil. Todos esses fatos levaram a Curupira a se tornar ativa na região, que se encontra tão no foco do desenvolvimento agropecuário e ao mesmo tempo pouco protegido por unidades de conservação legais.

Dados Técnicos

Resumo

Conheça mais sobre nosso trabalho:

Localização Geográfica -13.7656907, -56.1582047
Área Total em Recuperação 35.456m2
Árvores Plantadas 13.756 (jan/2016)
Especies Nativas Plantadas Aroeira Goiaba Fruta Banana Ipê Amarelo Ipê Rosa Ipê Roxo Itaúba Jatobá do Cerrado Jenipapo Marmelada Marmelada Espinho Mulher-pobre Novateiro Pata de Vaca Pinho Cuiabano Ximbuva
Espécies Avistadas na Área Anta Arara Canindé Ema Jibóia Lobete Macaco-prego Macaco Bugio Onça Parda Saruê Sucuri Tamanduá-bandeira Tatu
Total de CO2e Compensado 343.900kg/ano (jan/2016)

Área reflorestada